quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Customizar: O verbo da Sustentabilidade!!!

Olá queridos leitores, ando meio longe do meu blog, é a correria da vida mesmo, mas hoje trago a vocês um artigo muito especial, escrito por mim, Micheli Hoffmann, que envolve Moda e Sustentabilidade!

Quero falar de Customização!
Hoje em dia com tudo que vemos na TV sobre os ataques ao meio ambiente, começamos a pensar em como amenizar estes problemas ambientais, o primeiro deles seria diminuir a quantidade de lixo que geramos. Isso envolve a conscientização das pessoas com relação ao consumismo, consumo sem necessidade e desenfreado. O consumismo está quase que inerente a Moda, porque ela “dita” que devemos renovar o guarda-roupa a cada semestre/estação. Este consumismo está intimamente ligado ao desejo do “TER”, que acaba deixando de lado o “SER”. E com isso tudo que nos tornamos uma sociedade de aparências e não de conteúdo. Deixando claro que falo de uma parcela da sociedade muito grande, mas que não é de 100%.
O problema é que com isso tudo, vai crescendo cada vez mais o acumulo de lixo no Planeta. Porque para onde vai toda essa roupa que não usamos mais? Muitas pessoas doam para pessoas carentes, outras doam para parentes ou jogam no lixo mesmo. Mas essas pessoas são poucas na sociedade. E por isso o acumulo é exorbitante!
Precisamos pensar em algo para colaborar com o nosso planeta, então não venho trazer nenhuma novidade, venho falar de algo que já existe desde a época dos Hippies, mas que cresce cada vez mais. Vim lançar uma campanha: VAMOS CUSTOMIZAR!!!

Segundo o site Wikipédia.org, “a palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente. (...) O termo customização é muito utilizado no mundo da moda para designar peças de roupas compradas prontas e depois modificadas por seus donos para tornarem-se diferentes e exclusivas. As roupas normalmente mais customizadas são as camisetas por permitirem uma variedade de possibilidades, tanto às camisetas básicas do dia a dia e como as chamadas abadás, que funcionam como "camisetas ingresso" para festas, baladas e carnavais. Essas modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos e aplicações.
Vantagens da Customização:
- Baixo custo – sai muito mais barato transformar um look usado em um novo.
- Peças exclusivas: na customização o estilista é o (a) aluno (a). Ninguém vai ter uma blusinha igual, porque o (a) aluno (a) terá dado um toque particular.
- Aproveitamento de roupas usadas como, por exemplo, aquela calça jeans que rasgou com aquele tombo, ou a roupa usada de uma prima que ninguém pode saber que lhe repassou.
Visando isso as escritoras, Faith Blakeney, Ellen Schultz, Justina Blakeney, lançaram o livro “99 Formas de cortar, costurar e enfeitar seu jeans”, pela editora SENAC SP e as escritoras Faith Blakeney, Anka Livakovic, Justina Blakeney, Ellen Schultz, também lançaram, pela mesma editora, o livro “99 Formas de cortar, costurar, franzir e amarrar sua camiseta, transformando-a em algo especial”. Os livros mostram passo-a-passo 99 formas de modificar sua roupa, com essas idéias e sua criatividade, você estará ajudando o planeta, economizando e ganhando uma roupa nova, transformando sua velha.
Você pode encontrar estes livros em qualquer livraria ou em sebos, eu recomendo!
A capa dos livros:

Fonte dos conceitos: wikipedia.org

2 comentários:

Ro Ribeiro disse...

Obrigada pela dica mas o livro de capa rosa "99 Formas de cortar, costurar, franzir e amarrar sua camiseta, transformando-a em algo especial" encontra-se infelizmente indisponivel buá,buá
Adorei o seu blog continue postando sim ele é adorável vou espalhar o endereço dele por ai, bjus

Bia Jubiart disse...

Boas dicas, customizar é também ser original! O planeta agradece!

Beijoooooooo