Afinal, o que um estilista ou marca precisa ter como princípios para ser um Profissional Sustentável com Estilo? Confira abaixo alguns eco- critérios, muito utilizados nos mercados mais desenvolvidos como na Inglaterra e Alemanhã. Nós aqui no Brasil temos muita vocação para sermos reconhecidos com o país da Nova Era da Moda.
* Fairtrade ou Comércio Justo: responsabilidade pelos direitos humanos e condições de trabalho.
* Valorização das habilidades locais, ou seja, design e fabricação em sua comunidade local. Nesse caso, ficamos nos perguntando por que comprar bolsas de palha feitas ne China e não feitas por artesãos brasileiros….
* Feito a Mão, também chamado de demi- couture ( meia alta costura) e feitos por encomenda incentivando o slow fashion e promovendo uma moda com mais qualidade.
* O uso de materiais naturais e orgânicos. Usando materias renováveis como fibras naturais, sementes, madeiras certificadas e tecidos orgânicos , não só valorizamos uma identidade que é só nossa, como também diminuimos drasticamente o impacto negativo da indústria de moda no meio ambiente. Vale frizar que o consumidor final tem grande papel na moda sustentável,ou seja, assim que começarmos a pressionar o mercado , as marcas se interessarão em pesquisas e tecnologias para uso desses materias.
* O uso de materiais reciclados ou técnicas de reciclagem.
* O uso do Vintage promovendo um ciclo de vida maior `as roupas. Eu amo garimpar em Brechós e encontrar peças de muita qualidade e únicas.
* O uso do Upcycling.
* Utilização de materiais ou processos que não envolvam crueldade animal.
* Tingimento ecológico.
* Redução do desperdício de materiais usando técnicas de modelagem e costura.
* Marketing verde, ou seja, responsabilidade no uso de tags, etiquetas, cartões de visita e embalagens.
* Responsabiliade Social. Um dos exemplos que sempre cito e que me inspira muito, é o da Diane von Furstenberg. Ela apoia causas importantes, ajuda comunidades de mulheres na Africa e sempre com MUITO estilo.
* Selos e certificados.
* Tingimento ecológico.
* Redução do desperdício de materiais usando técnicas de modelagem e costura.
* Marketing verde, ou seja, responsabilidade no uso de tags, etiquetas, cartões de visita e embalagens.
* Responsabiliade Social. Um dos exemplos que sempre cito e que me inspira muito, é o da Diane von Furstenberg. Ela apoia causas importantes, ajuda comunidades de mulheres na Africa e sempre com MUITO estilo.
* Selos e certificados.
Fonte: Ser Sustentável com Estilo
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