terça-feira, 21 de dezembro de 2010

WikiLeaks: Dalai Lama afirma que meio ambiente é mais urgente que a crise política

capa.jpg
Segundo o documento, o Lama acredita que os tibetanos pode esperar alguns anos, a natureza não / Foto: kris krüg

Um documento publicado no site WikiLeaks e divulgados nesta sexta-feira, 17 de dezembro, pelo jornal britânico The Guardian, revela que o Dalai Lama afirmou a diplomatas norte-americanos que a comunidade internacional deveria focar nas mudanças climáticas, em vez de nos problemas políticos do Tibet.
Na declaração feita em 2009, o líder espiritual diz que os problemas ambientais são mais urgentes.
O budista falou ao embaixador americano na Índia, Timothy Roemer, que "agenda política deveria ficar à margem por cinco ou dez anos e a comunidade internacional deveria mudar seu foco para a mudança climática no planalto tibetano".
"A fusão das geleiras, o desmatamento e o aumento dos casos de água contaminada pelas mineradoras são problemas que não podem esperar. No entanto, os tibetanos podem aguardar cinco ou dez anos por uma solução política", diz a mensagem diplomática.
Apesar de já ter levantado a bandeira ambiental diversas vezes, Dalai Lama nunca havia sugerido que as questões políticas poderiam ficar em segundo lugar, nem falou de qualquer escala de tempo com tanta precisão.
Ainda de acordo com o The Guardian, durante o encontro com o embaixador americano, o Lama criticou a política energética da China ao lembrar que a construção de uma represa no Tibete deslocou milhares de pessoas e deixou templos e mosteiros embaixo d'água.
Ao final do encontro, o monge ainda fez um apelo a Roemer, afirmando que o Tibet é uma nação que está morrendo, e que precisa da ajuda dos Estados Unidos.

Fonte: ecodesenvolvimento.org.br

Um comentário:

Beatriz - Jubiart disse...

Infelizmente essa problemática não se limita só no Tibete, praticamente moro do lado de uma hidrelétrica, que estão acabando de ser construída, quando forem inundar, várias áreas, pessoas, culturas serão impactadas...
A ambição do homem é urgente e inconseqüente.
Como o governo está a frente de tudo, o cidadão comum fica de mãos atadas.
Este é um assunto pertinente e que influencia a vida de todos.

Boas festas p/ vc.

Bjs.

Bia.