quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Terço, bijuterias e acessórios feitos de paciência e de papel


O mineiro Afonso aprendeu a fazer rolinhos de papel quando criança, na pré-escola e achava divertido. Cresceu, tornou-se professor e prestes a se aposentar voltou a enrolar papéis como hobby e complemento de renda. Sua maior diversão é encontrar papéis com grafismos pra fazer peças com cores diferenciadas. Seu últimos garimpos foram posteres de filmes descartados por uma locadora de DVD. Eles se transformaram em bijuterias artesanais cheias de estilo. O artesão corta os papéis em tiras e com os canudinhos faz terços e mini-terços, brincos, pulseiras e colares. Ele também gosta de customizar hashis e lápis de cor com as tirinhas de papel. Estes fazem muito sucesso como brinde corporativo. As peças têm acabamento impecável e são impermeabilizadas com resina atóxica para maior durabilidade. Algumas bijuterias têm até purpurina para dar um brilho especial.

 Brincos artesanais feitos com papel

Criatividade: hashi customizado com tiras de papel

As peças já estão disponíveis na vitrine da Babel das Artes e em breve também na loja virtual. Tente — faça você mesmo! Requer apenas paciência e capricho.
PASSO-A-PASSO
Recorte o papel (escolha o tipo de corte de acordo com o volume que quer dar ao canudo de papel – A, B ou C). Passe uma camada fina de cola em um lado do papel. Enrole com um palito de dente. Passe fio de por dentro do canudinho de papel e intercale com miçangas.

 Está notícia e outras muito boas você encontra em: http://babeldasartes.com.br/blog

2 comentários:

Janete e Carol disse...

Conheça mais de moda ecológica na primeira loja virtual multi marcas Brasileira de produtos ecologicamente corretos www.ecochoice.com.br

Cíntia disse...

Achei o trabalho impecável!
Sem dúvidas, moda e sustentabilidade andam de mãos dadas. A moda estimula a criatividade e os meios sustentáveis aprimoram.
É esse conceito que está a todo vapor, e deve ser a cada dia mais respeitado.