sexta-feira, 8 de maio de 2009

Acessórios diferenciados...


Novembro 29, 2007 por Renata Tissot
Papéis, garrafas PET, chapas de raio x, latas de alumínio. Todos esses materiais podem ser jogados fora após seu uso ou então unir-se a muita criatividade e bom gosto. Esses são os ingredientes capazes de transformar aquilo que viraria lixo em bijuterias.
Mulheres são vaidosas. E quando o assunto é acessórios, podemos encontrar os mais diferentes estilos. Tem gente que não sai de casa sem brincos, outras investem em colares ou anéis. O certo é que existem infinitas possibilidades tanto de estilo quanto de materiais, desde metais nobres como ouro e prata, até couro, resina, pedrarias, papel, PET…
Você provavelmente deve estar se perguntando o que papel e PET estão fazendo na lista de materiais utilizados para fazer acessórios. E a resposta é simples: existem pessoas muito criativas e dispostas a fazerem a diferença na questão da reciclagem de materiais.

É o caso da artista plástica e artesã Elisabeth Matteelli que a partir de garrafas de refrigerante criou diferentes modelos de bijuterias. Segundo Elisabeth, além de trazer benefícios ao meio ambiente, a reciclagem é também uma forma de ganhar um dinheiro extra. “O artesanato feito de material reciclado deve ser executado com muito carinho e capricho, para que realmente tenha um valor comercial e que não seja visto como lixo”, conta.
Já a artesã Maria Luiza d’Anciães utiliza papel para confeccionar as peças que utiliza para montar colares, brincos e pulseiras, entre outras. Maria Luiza afirma que consciência ecológia e muita sensibilidade são os principais ingredientes para a elaboração e criação de bijuterias em papel. Membro da Associação de Artesãos e Artistas de São Carlos (SP) ela conta que começou com essa técnica ao ler uma revista especializada que apresentava bijuterias em papel. Desde então ela dá um novo significado a simples pedaços de papel coloridos que certamente iriam parar no lixo.
Além de papel e garrafas PET, outros materiais que iriam para o lixo podem ser utilizados para a fabricação de bijuterias. É o caso das latas de refrigerante e das chapas de raio x. A artesã Nadia Xocaira trabalha com esses e outros materias para fabricar suas bijuterias.
Utilizando de muita criatividade e técnicas simples, ela é capaz de criar peças que muitas vezes sequer parecem ter sido feitas através de material reciclável. Aliás, fica dificil descobrir que as peças produzidas por estas artesãs são feitas com materiais tão simples e principalmente: reaproveitados. Segundo Elisabeth o lixo pode ser transformado em luxo sim, só é preciso tentar.

Fonte: http://recicla.wordpress.com/2007/11/29/acessorios-diferenciados/

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá somos da assessoria de imprensa, de um evento de moda ecologica que ocorrerá no RJ. Gostariamos do seu e-mail para contato. Obrigado,
Assessoriando RIo
assessoriando.rio@gmail.com

Fabio Raphael disse...

Olá adorei seu Blog!

Gostaria do seu contato para uma parceria comercial!
Entre em contato.
fabioraphael(@)gmail(ponto)com

Camila disse...

Olá! Parabéns pelo Blog!
Sou professora de Ecodesign no curso de Moda na Universidade do Senac, e vou indicar essa leitura para as alunas, muito bom! Parabéns!

andrea disse...

Olá,sou estilista e gostaria de estar presente nesse evento de moda ecológica.
Gostaria de mais informações.
Parabéns pela iniciativa!
Obrigada.
andrea_m_almeida@uol.com.br