No dia 13 de Abril os alunos do curso de Têxtil e Moda da USP foram prestigiados com uma palestra da marca de roupas Éden. Os alunos tinham muito interesse em conhecer de perto o processo de desenvolvimento das roupas, desde a elaboração da idéia no papel à sua comercialização. José Guilherme Teixeira, diretor comercial da Eden, explicou passo a passo o conceito da marca, que possui 100% de sua matéria prima totalmente orgânica e sua produção livre de componentes que possam prejudicar o meio ambiente. A empresa que produz as roupas, a confecção YD, está situada em Conchas, no interior de São Paulo, e é responsável por todas as etapas do processo de produção, tendo – inclusive – certificados do IBD (Instituto Biodinâmico), Coexis e selo NOW (Natural Organic World), que atestam a qualidade e a veracidade da Éden, que já se tornou referência quando o assunto é moda sustentável.As calças jeans, que atendem o mercado masculino e feminino e que se transformaram no ícone da marca são amaciados com manteiga de cupuaçu ao invés de serem usados produtos químicos nocivos; a desengomagem é feita num processo que utiliza o açúcar como principal agente e os corantes são todos naturais. A Éden passou 10 anos investindo fortemente em pesquisas para só em 2008 abrir sua primeira loja-conceito, na Vila Madalena.O curso de Têxtil e Moda teve sua primeira turma formada em 2008 e abrange os 3 vértices que formam a indústria deste setor: a tecnologia têxtil, que tange aspectos da física, da química têxtil e dos processos industriais de produção de fios e tecidos; o design e criação, que diz respeito à criação de peças do vestuário por meio de desenhos em programas de computador, além do desenvolvimento da roupa em 3D; e por último, a gestão, que visa por o aluno no universo do empreendedorismo e do pioneirismo, alicerçado com os conhecimentos do mercado têxtil e da economia nacional.
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