segunda-feira, 9 de abril de 2012

Brasileira cria grife de joias sustentáveis em Londres

capa.jpg

Na mitologia tupi-guarani, o Caipora é um índio habitante da floresta que protege os animais e ameaça os caçadores que querem destruir a mata. Já em Londres, Caipora é o nome de uma grife de joias comandada pela brasileira Zel Albuquerque que busca unir beleza e sustentabilidade.
Nascida e criada em São Paulo, Zel contou em entrevista ao Modaspot.com que sempre buscou inspiração na natureza, seja em passeios pelo Parque do Ibirapuera ou em visitas a comunidades indígenas.
Zel contou ainda que, após trabalhar no departamento de marketing da Natura, acabou se envolvendo com assuntos ligados a responsabilidade social e ambiental. Depois de se mudar para Londres, decidiu abrir a própria marca, que define como “luxuosa, vibrante e ética”.


img02.jpg
Quatro designers criam as peças que, de acordo com Zel, precisam ser bonitas, modernas, únicas e com “design avant garde e uma super qualidade”. Para fabricá-las, a empresária busca matérias-primas sustentáveis, feitas de material reciclado e proveniente de mão-de-obra justa e bem remunerada. “Meu objetivo é criar uma rede de fornecedores completamente positiva e transparente”, contou Zel ao Modaspot.com.
Para isso, ela utiliza recursos naturais, como sementes, capim dourado e pedras naturais trabalhadas em pequenas cooperativas de mineradores e artesãs, como uma localizada em Natal, no Rio Grande do Norte.
Como resultado, a marca venceu o prêmio Innovation 2011, concedido pelo Ethical Fashion Forum, de Londres, que avalia quesitos como práticas de produção, sustentabilidade e inovação em design.
As peças, como braceletes, colares, brincos e anéis, estão à venda no site da Caipora. Elas custam de £15,00 a £395,00 e estão disponíveis para fretes para o Brasil.

Nenhum comentário: